
TRATAMENTO DO ALCOOLISMO
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
O álcool no organismo
O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estômago e absorvido no intestino. Pela corrente sanguínea suas moléculas são levadas ao cérebro.
A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo. O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser:
-
Gastrite, quando ocorre no estômago;
-
Hepatite alcoólica, no fígado;
-
Pancreatite, no pâncreas;
-
Neurite, nos nervos.
Os perigos do álcool
Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.
Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos antissociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.
Sinais do alcoolismo
-
Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
-
As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
-
Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
-
Você já tomou bebida alcoólica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?
Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.
Tratamento
O Tratamento do Alcoolismo é dividido em duas fases.
1) A desintoxicação propriamente dita, isto é, a eliminação do álcool pelo organismo. Que tem duração de dois a quinze dias. E não é o tratamento em si.
2) A mudança no sistema de crenças e nos comportamentos associados. Esta fase tem duração de 3 a 9 meses. A grande maioria dos dependentes acha que pode controlar o uso o que é uma crença comum e que não encontra respaldo científico.
Adicionalmente as pessoas que desenvolvem dependências também desenvolvem maus hábitos (de alimentação, de higiene, mentiras, padrões caóticos de relacionamentos e comportamento sexual de risco entre outros).
Todo o tratamento é orientado para a correção destes hábitos e comportamentos. Importante ressaltar que no momento da internação estes hábitos estão arraigados pela intensidade e tempo de uso (muitas vezes por anos) e não vão se modificar facilmente.
O tratamento pode ser comparado à uma imersão para aprender uma língua: todo o ambiente da clínica é preparado para que se consolidem as mudanças de estilo de vida.
O sistema de pontos adotado na Clínica Espaço Village tem por objetivo premiar os novos comportamentos e desestimular os antigos relacionados ao uso de álcool e drogas.
Todo o processo terapêutico é acompanhado por médicos, psicólogos, conselheiros e equipe de enfermagem da instituição.
Sabemos hoje que o alcoolismo vem acompanhado de condições como depressão, doença bipolar, transtornos de ansiedade, esquizofrenia e precisam ser tratados para a obtenção de resultado final favorável.
O resultado do tratamento é variável e depende de fatores como o grau de motivação do indivíduo, o preparo e entendimento da família para lidar com o problema, o uso correto das medicações, a frequência ao pós tratamento e a frequência nos grupos de mútua ajuda como AA e NA.
As recaídas são comuns e para muitos indivíduos mais de uma internação pode ser necessária até a obtenção de sobriedade sustentada.
FALE COM A NOSSA EQUIPE!
Telefone
Emergência: (21) 99071-6245 (WhatsApp)