Como Evitar a Recaída em Drogas

A tarefa de combater a recaída no vício pode ser assustadora, principalmente se você acabou de sair de um tratamento. Em alguns momentos, você pode se sentir confiante demais na sua capacidade de permanecer longe das drogas e, em outros momentos, se sentir impotente. Ter um plano e concentrar seus esforços para evitar a recaída é um modo de obter sucesso. Algumas mudanças na sua vida, a terapia e outros tratamentos podem ser muito úteis para você.


1 – Vá ao terapeuta regularmente.


A terapia comportamental costuma ser utilizada para tratar pessoas com dependência em drogas. Para evitar a recaída, essa terapia costuma envolver a identificação de pensamentos e comportamentos que contribuem para o uso de drogas e a modificação deles para ser mais positivo e produtivo. Você pode aprender novas habilidades para melhorar a capacidade de lidar com o estresse e com a vontade de usar drogas.[1]


Encontre um terapeuta de confiança com quem você se sinta à vontade para compartilhar pensamentos e sentimentos.


2 – Use os medicamentos com responsabilidade.


Uma etapa do tratamento de algumas pessoas consiste no uso de medicamentos. A medicação pode ser usada para ajudar a tratar os sintomas de abstinência, diminuir a vontade de usar drogas e tratar outras doenças existentes. Ao usar remédios no tratamento preventivo, siga as orientações do médico e tome exatamente a dose prescrita.


Fale com o médico sobre o seu histórico com drogas antes de que ele receite algum medicamento. Tome muito cuidado ou evite usar remédios que possam causar dependência.


Se você tiver alguma dúvida ou receio a respeito dos medicamentos, converse com o médico.


3 – Participe de grupos de apoio.


Para muitas pessoas, o grupo de apoio pode ser muito benéfico na recuperação. Encontrar-se com outros indivíduos que passaram por uma experiência parecida com a sua pode ser útil e animador. Dentro do grupo, as pessoas podem compartilhar suas experiências, a maneira como evitaram recaídas e fornecer orientações gerais para quem se encontra nessa luta.


Há diversos grupos para dar suporte a pessoas em recuperação, dentre eles o Narcóticos Anônimos (NA).


4 – Busque uma clínica de tratamento para dependentes.


Se você usou drogas por muito tempo, pode ser uma boa opção procurar clínicas de tratamento. Esses locais podem ajudá-lo a lidar com a abstinência, além de fornecer apoio médico e psicológico. Muitos deles oferecem um acompanhamento após o final do tratamento, o que inclui indicações de grupos de apoio e serviços na comunidade. Os profissionais também podem traçar um plano para você continuar o tratamento assim que estiver pronto para ter alta.


Procure um local que seja reconhecido e tenha boa reputação entre profissionais da área de saúde psiquiátrica e especialistas em dependência.


Fonte: https://pt.wikihow.com/

0 visualização

Posts Relacionados

Ver tudo
Árvores na água
Clínica Espaço Village.png