Transtorno Bipolar

A causa exata do distúrbio bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.

Os episódios maníacos incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas. Os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses e também podem estar associados a pensamentos suicidas.

Sintômas:

Requer um diagnóstico médico

As pessoas podem ter:

No humor: Ansiedade, apatia, apreensão, culpa, descontentamento geral, desesperança, euforia, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, raiva, tristeza ou entusiasmo

No comportamento: Agitação, agressão, automutilação, choro, comportamentos de risco, excesso de desejo sexual, hiperatividade, impulsividade, inquietação ou irritabilidade

Na cognição: Delírio, falta de concentração, lentidão durante atividades, pensamento acelerado, pensamentos indesejados ou falsa superioridade

Sintomas psicológicos: Depressão, depressão agitada, episódio maníaco ou paranoia

No sono: Dificuldade em adormecer ou excesso de sonolência No peso: Ganho de peso ou perda de peso

Também é comum: Fadiga ou fala rápida e frenética

Tratamento do Transtorno Bipolar O tratamento é feito por meio de terapia e do uso de medicamentos. O tratamento costuma ser necessário por toda a vida e geralmente envolve uma combinação de medicamentos e psicoterapia.

Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros