top of page

4 sinais que você precisa buscar um tratamento de dependência química


A Participação em um programa estruturado de reabilitação de drogas é um dos primeiros passos para quem deseja recuperar-se da dependência química. No entanto, muitas pessoas evitam os cuidados formais que um centro de reabilitação pode oferecer, preferindo tentar a recuperação por conta própria. Porém, é extremamente difícil libertar-se da dependência sem ajuda especializada, ainda mais se o uso de substâncias estiver num estágio bem avançado.

Existem alguns sinais que podem indicar que o uso de drogas já fugiu do seu controle e que você precisa procurar ajuda urgentemente.


Quando as drogas se tornaram prioridade em sua vida

Um sinal revelador da dependência é quando você passa a colocar as drogas como o foco principal da sua vida. Elas consomem seus pensamentos, seu tempo e você começa a gastar todo seu esforço e recursos para adquiri-la e usá-la, e seus antigos interesses, atividades e envolvimentos acabam por ficar em segundo plano.

Se você notou que não perde mais tempo com as pessoas que ama ou deixou de participar das atividades de que desfrutava anteriormente, você pode estar diante de um problema e precisa, urgentemente, procurar um programa de tratamento de dependência.


Quando perceber que sua saúde está sendo afetada

O abuso de drogas está associado a uma infinidade de efeitos nocivos à saúde, afetando o corpo e a mente, causando uma série de sintomas de saúde física e mental:


SAÚDE FÍSICA

As consequências para a saúde física do abuso de drogas podem variar de leves a fatais, dependendo de vários fatores, como por quanto tempo o usuário tomou a droga, a quantidade tomada e o tipo de droga.


A maioria das drogas causa mudanças no estado mental do usuário de alguma forma. Isso pode se manifestar como aumento da ansiedade e agitação, depressão e até mesmo sintomas de psicose.


Se você notar mudanças indesejáveis na maneira como você pensa, sente ou se comporta, talvez seja a hora de procurar uma clínica de reabilitação.


Obs: Um grande dos grandes benefícios de entrar em um programa de reabilitação estruturado é que você receberá cuidados e monitoramento de saúde física e mental à medida que avança no processo de recuperação. Desta forma, você pode se concentrar em ficar limpo sabendo que você estará seguro nas mãos de profissionais qualificados.


Se você estiver usando uma quantidade cada vez maior

Quando você usa uma droga pela primeira vez, seu corpo não está acostumado com os efeitos, então os sente intensamente. É por isso que a primeira “alta” é frequentemente descrita como a “melhor”. Com o tempo, porém, o corpo começa a se adaptar em um processo chamado tolerância. À medida que a tolerância cresce, o corpo precisa da droga com mais frequência ou em quantidades maiores para produzir os mesmos resultados.


Ao consumir excessivamente uma substância para aumentar os efeitos desejados você se coloca em um risco maior de overdose. Por exemplo, a heroína é um depressor, portanto, tomar grandes quantidades pode retardar perigosamente a respiração e a frequência cardíaca, podendo resultar, facilmente, em coma ou morte.


Se você já tentou parar por conta própria, mas não conseguiu

A dependência é uma condição crônica que é marcada por períodos de recaída e recuperação. Sempre que o uso de substâncias for reiniciado um novo compromisso com a abstinência será necessário para retornar à recuperação. O fato é, que muitas pessoas encontram dificuldades de enfrentar essa luta por si só, e acabam se entregando novamente ao uso de drogas.


A Clínica Espaço Village oferece a segurança, estrutura, atenção médica, terapêutica e estabilidade necessárias para que você se livre de uma vez por todas desse mal que é a dependência química.

1 visualização
Árvores na água
Clínica Espaço Village.png
bottom of page